Acessibilidade


O site da Rádio Stilo segue o novo modelo de identidade digital padrão do governo federal, que atende às principais recomendações de acessibilidade indicadas para web

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).

Na parte superior direita do site da Rádio Stilo existem opções de acessibilidade onde se encontram atalhos de navegação padronizados com teclas de atalho e a opção para aumentar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas. Ao abrir qualquer notícia, será possível também aumentar ou diminuir o tamanho das letras do texto, através de dois botões encontradas na parte superior direita de todas as notícias.

Os padrões de atalhos do governo federal são:

  • Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do site, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
  • Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do site, chega-se diretamente ao início do menu principal.
  • Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do site, chega-se diretamente em sua busca interna.

Firefox:

Ao invés de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.

Sendo no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.


Opera:

Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.


Leitores de tela:

Os leitores de tela são softwares que auxiliam os deficientes visuais a utilizarem o computador, através de respostas sonoras das ações efetuadas. Pode ser utilizado para ler todo o conteúdo do website. Abaixo lista dos principais leitores de tela disponíves para download:


Leis e decretos sobre acessibilidade:

Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm.

Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 - Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007 - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm.

Decreto nº 7.724, de 16 de Maio de 2012 - Regulamenta a Lei No 12.527, que dispõe sobre o acesso a informações - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Decreto/D7724.htm.

Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico - http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-MAG.

Portaria nº 03, de 07 de Maio de 2007 - formato .pdf (35,5Kb) - Institucionaliza o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – e-MAG - http://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/portaria-no-03-de-07-05-2007.